quarta-feira, 4 de abril de 2012

FELIZ PÁSCOA



Páscoa é um dos feriados mais comemorados no Brasil, mas muitas pessoas não sabem os significados de tudo que compõe a comemoração da festa cristã, não sabem o significado religioso. Apenas comemoram e trocam ovos de chocolate.

Significado dos Símbolos e Imagens de Páscoa
Quaresma são os 40 dias depois do Carnaval e antes da Páscoa.
O ovo representa o nascimento, renascimento, ressurgimento de Cristo, final na quaresma.
Na Antiguidade já era comum dar ovo enfeitados de presente. Em vários países Europeus, há a superstição de que consumir ovos no domingo de Páscoa traz sorte no ano.
O cacau (fruto principal na fabricação do chocolate) quer dizer: o néctar dos deuses. Em forma de ovo é mais intensa a força rejuvenescedora da vida, portanto é o símbolo da vida.
O coelho é símbolo desde a época dos egípcios, é o mais conhecido. Representa a fertilidade, ressurreição, renovação da vida. Simboliza a Igreja que propaga a palavra de Deus para todos os povos.
A cruz é o símbolo do cristianismo e da fé, representa o sofrimento do Cristo e sua ressurreição.
A Colomba Pascal significa a vinda do Espírito Santo, é tipo um bolo, panetone em forma de pomba da paz.
O cordeiro simboliza Cristo, o cordeiro de Deus sacrificado para salvar a humanidade. É o símbolo mais antigo da Páscoa.
O pão e o vinho representam corpo e sangue de Jesus, são a vida eterna.
O Círio Pascal simboliza a luz, Cristo – a luz dos povos. É a grande vela que acendem na igreja no sábado de aleluia. Nela tem escrito Alfa e Ômega, letras do alfabeto grego, que significa Deus é princípio e fim.

Nesta Quarta feira dia 04/04/2012 Vivenciamos o Projeto da Páscoa buscando novos valores e como culminância do projeto realizamos  uma ação: Partilha. Alunos, profissionais, amigos da escola, refletiram sobre o sentido da Páscoa, cantaram, celebraram, discutiram o tema da Campanha da Fraternidade 2012 (Fraternidade e Saúde Pública) Como um problema social e participaram de um lanche festivo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário